História da Brigada Militar
Ao longo de sua existência, a Corporação passou por uma série de transformações , decorrentes da evolução socioeconomica do Estado. Recebeu diversas denominações. Força Policial (1837 e 1873), Corpo Policial (1841 e março 1892), Guarda Cívica (1889 e junho de 1892), Brigada Policial (junho de 1892) e, finalmente BRIGADA MILITAR (outubro de 1892).

Em 1865, com o início da Guerra do Paraguai, foi incorparada ao Exército Imperial, em território argentino, onde permaneceu até maio de 1870. Quatro anos depois, o Corpo Policial foi enviado para a localidade de Ferrabraz, em São Leopoldo, para apoiar na campanha contra a seita religiosa dos Mucker.
Quando iniciou a Revolução Federalista, entre maragatos (ou libertadores) e as forças governistas (conhecidas por pica-paus) lideradas por Júlio de Castilhos, a Brigada Militar, já estava posicionada, pronta para o combate. Dois dias depois da invasão do Estado a Corporação participou da Revolução, foi elogiada por Julio Prates de Casti lhos pelo seu desempenho. A partir dai, a Brigada Militar se manteve atuante na manutenção da ordem e na defesa dos interesses do povo.

Ainda naquele período, a Corporação passou a investir nas áreas de ensino e instrução , criando Escolas Regimentais para alfabetizar os praças e um Curso-Preparatório para Oficiais. Além da aquisição de uma gleba de terra na Chacara das Bananeiras, a Brigada Militar inaugurou a Linha de Tiro (1910); a enfermeira organizada em 1907, no bairro Cristal, deu origem ao Hospital da Brigada Militar (1911); foram criados Depósitos de Recrutas (1911), a Banda da Brigada (1912), o Grupo de Metralhadoras (1914) e a Escola Presidencial, responsável pela segurança Palácio do Governo do Es tado (1916), e finalmente, o serviço de Aviação (1923-1924).
Com a aproximação da eleição presidencial, a situação politica do Estado começou a ficar conturbada. De um lado apresentou-se o candidato Antônio Augusto Borges de Medeiros (que já vinha governando a 20 anos) e, pela oposição Assis Brasil. Com a vitória do primeiro, os partidários de Assis Brasil não se conformaram e deram início à Revolução Assisista (1923), na qual a Brigada Militar teve participação ativa, sendo elogiada por Borges de Medeiros.
Posteriormente, foi chamada para apoiar o Governo Federal na Revolução de 1924, em São Paulo. A atuação da tropa gaúcha foi destacada e eficiente. Depois de combater na capital paulista, explusando os sediosos , empenhou-se em perseguir a coluna Miguel Costa - Carlos Preste nas regiões Centro, Norte e Noroeste do Brasil.

Em outubro de 1930 teve início mais uma revolução pela sucessão à presidência da República. A Brigada Militar foi totalmente mobilizada, participando de combates na capital gaúcha, em Rio Grande e no Rio de Janeiro. Dois anos depois, enviou seus homens a São Paulo para apoiar o Governo Federal na Revolução Constitucionalista.
A partir de 1934, a Brigada Militar iniciou suas atividades de Policiamento Rodoviário e no ano seguinte passou a realizar atividades de policiamento, prevenção e combate ao fogo, busca e salvamento.

Depois de apoiar a Campanha da Legalidade (1961) e de enviar tropas para o interior do Estado (1964), com o intuíto de manter a ordem pública, a Instituíção passou por profundas transformaçõe, a partir de 1967, quando assumiu o policiamento ostensivo em todo o Estado.

A Brigada Militar não se limita a policiar, mas está presentesempre que a segurança e o bem-estar da sociedade estiverem ameaçados. Para isso, conta com as unidades de policiamento ostensivo, rodoviário, ambiental, aéreo, operações especiais, atendimento a turistas, área de fronteiras e bombeiros.

A grandeza desta força reside nas pequenas ações de todos os dias.

Voltar


Visitantes: 
Desenvolvido por Departamento de Informática da Brigada Militar© Copyright 2016, Todos os Direitos Reservados